Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Marcos Resende Pensamento

Marcos Resende Pensamento

Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi 03.jpg


Índice Pensamento  Índice Geral

01. 
Não há nenhum defeito naquele que procura a verdade em suas próprias luzes; é mesmo um dever de cada um de nós.

02.
A verdade deve manifestar-se em nossos pensamentos, em nossas palavras e nossas ações.

03.
Cada dia, a natureza produz o suficiente para nossas carências. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessária, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de inanição.

04.
A força não vem de uma capacidade física e sim de uma vontade indomável. 

05.
A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.

06.
Devemos expandir o círculo do nosso amor até que ele englobe o nosso bairro, se desdobre para a cidade, o estado e assim sucessivamente até o objetivo do nosso amor incluir todo o universo.

07.
A não violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. Ela é uma arma para os bravos. 

08.
Resistência pacífica, mas não passiva contra as injustiças.

09.

Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. De fato, não há nada de errado no cristianismo. O problema são vocês, cristãos. Vocês nem começaram a viver segundo os seus próprios ensinamentos. 

10.
Eu gosto de Cristo. Eu não gosto de vocês, cristãos. Vocês cristãos são tão diferentes de Cristo.

11.
Não há escola que se iguale a um lar decente, nem professores que se igualem a pais virtuosos e honestos. 

12.
Não quero minha casa murada de todos os lados, nem janelas fechadas. Quero que as culturas de todas as nações soprem por toda minha casa o mais livremente possível. Mas nego-me a ser carregado por qualquer uma delas.

13.
O poder é de dois tipos. Um se obtém pelo medo da punição e o outro por actos de amor. O poder baseado no amor é mil vezes mais eficaz e permanente do que o poder derivado do medo da punição.

14.
Tolerância é uma necessidade em todos os tempos e para todas as raças. Mas tolerância não significa aceitar o que se tolera.

15.
An eye for an eye only ends up making the whole world blind.

16.
Toda noite, quando eu vou dormir, morro. E, na manhã seguinte, quando acordo, renasço.

17.
Prefiro ser violento se houver violência em meu coração, do que negar minha essência...

18.
É melhor ser violento, se existe violência em seu coração, do que vestir o manto da não-violência para disfarçar impotência.

19.
Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.

20.
Um não quando é dito sem medo pode ser melhor e mais importante do que um sim dito apenas para agradar ou — o que é pior — para evitar problemas.

21.
A não violência é a mais poderosa que todos os armamentos no mundo. É a mais forte que a mais forte arma destruidora inventada pela ingenuidade do Homem. A força não vem da capacidade física, vem da força de vontade indomável. Satisfação vem do esforço, e não do feito.

22.
Uma nação que é capaz de sacrifícios ilimitados é capaz de subir a uma altura sem limites.

23.
Verdade, pureza, autocontrole, firmeza, coragem, humildade, unificação, paz e renúncia. Essas são as qualidades herdadas de uma pessoa que resiste.

24.
É inútil esperar que os filhos, ou aqueles que estão sob nossa, sigam a mesma trajetória de evolução que seguimos. Esse fato serve, até certo ponto, para mostrar a enorme responsabilidade que é ser pai ou mãe.

25.
Me considero hindu, muçulmano, cristão, judeu e budista.

 
Índice Pensamento  Índice Geral


Mohandas Karamchand Gandhi
(Porbandar, 2.10.1869 - Nova Déli, 30.01.1948). Celebrizou-se como Mahatma Gandhi (do sânscrito "Mahatma", "A Grande Alma").
Idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", inspirou gerações de ativistas democráticos e defensores do anti-racismo, incluindo Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela.