Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Marcos Resende Pensamento

Marcos Resende Pensamento

Dalai Lama

Dalai Lama 17.jpg

 Índice Pensamento  Índice Geral

 

001.
Julgue seu sucesso pelas coisas que você teve que renunciar para conseguir.


002.
Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.

003.
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

004.
Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixao decididamente conduz à melhor saude mental e à felicidade.

005.
Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e pensar no passado, poderá obter prazer uma segunda vez.

006.
Por um lado, ter um inimigo é muito ruim. Perturba nossa paz mental e destroi algumas de nossas coisas boas. Mas, se vemos de outro ângulo, somente um inimigo nos dá a oportunidade de exercer a paciência. Ninguém mais do que ele nos concede a oportunidade para a tolerância. Já que não conhecemos a maioria dos cinco bilhões de seres humanos nesta Terra, a maioria das pessoas também não nos dá oportunidade de mostrar tolerância ou paciência. Somente essas pessoas que nós conhecemos, e que nos criam problemas, é que realmente nos dão uma boa chance de praticar a tolerância e a paciência.

007.
Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto.

008.
Perguntaram ao Dalai Lama:
 ― O que mais te surpreende na Humanidade?
E ele respondeu:
 ― Os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.

009.
Somente a fé remove a desordem mental e devolve a clareza de espírito.

010.
Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não há mais amor dentro de você, se você continua a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que você tenha, não importa o progresso material que alcance, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai continuar enganando e subjugando outros homens. Basicamente, todo mundo existe na própria natureza do sofrimento, por isso insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento de toda prática espiritual é o amor. Que você o pratique o Bem é meu único pedido.

011.
Determinação coragem e auto confiança são fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuidos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los.

012.
Independentimente das circustancias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.

013.
A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância.

014.
Creio que a pessoa que teve mais experiência de privações consegue enfrentar problemas com mais firmeza que a pessoa que nunca passou por sofrimento. Portanto, visto por esse ângulo, um pouco de sofrimento pode ser uma boa lição para a vida.

015.
A verdadeira compaixão não consiste em sofrer pelo outro. Se ajudamos uma pessoa que sofre e nos deixamos invadir por seu sofrimento, é que somos ineficazes e estamos tão somente reforçando nosso ego.

016.
Ame profunda e passionalmente. Você pode se machucar, mas é a única forma de viver o amor completamente.

017.
Algumas pessoas têm amor por você, outras têm raiva. O que sentem nem sempre depende de seu comportamento. As reações delas às vezes são justas, outras vezes são injustas. Dê sem contabilizar. E esteja atento às necessidades delas.

018.
Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres são tão contraditórios que é impossivel atender às suas demandas, satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro...

019.
Hoje, enfrentamos muitos problemas. Alguns criados por nós em consequência de diferenças ideológicas, religiosas, raciais, econômicas. Entretanto, chegou o momento de pensarmos em um nível mais profundo, em nível humano, e a partir daí apreciar e respeitar essa mesma condição nos outros seres humanos. Devemos construir relacionamentos mais próximos, de confiança mútua, compreensão e ajuda. Todos queremos a felicidade e evitar o sofrimento. Todos temos o mesmo direito de ser felizes, e aí reside a nossa igualdade fundamental. Não é necessário seguir filosofias complicadas. Nosso próprio cérebro, nosso próprio coração é o nosso templo. A filosofia é a bondade.

020.
Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração.

021.
Uma pessoa não é a terra nem a água;
Nem o vento ou o espaço.
Também não é a sua consciência,
muito menos o conjunto de consciências;
Mas, fora estes atributos, o que é o indivíduo?

022.
Se você quer transformar o mundo,
experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal
e realizar inovações no seu próprio interior.

023.
Meu apelo por uma revolução espiritual não é um apelo por uma revolução religiosa.

024.
As melhores coisas da vida, não podem ser vistas nem tocadas, mas, sim, sentidas pelo coração.

025.
Se conseguirmos deixar de lado as diferenças, creio que poderemos nos comunicar, trocar idéias e compartilhar experiências com facilidade. 26

026.
Se o seu coração é absoluto e sincero,
você naturalmente se sente satisfeito e confiante,
não tem nenhuma razão para sentir medo dos outros.

027.
Se você quer transformar o mundo,
experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal
e realizar inovações no seu próprio interior. 

028.
Fale a verdade, seja ela qual for,
clara e objetivamente,
usando um toque de voz tranqüilo e agradável,
liberto de qualquer preconceito ou hostilidade.

029.
Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe,
pois eles estão no lugar certo;
agora construa os alicerces.

030.
Tenha coragem.
Vá em frente.
Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso.
Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuidos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los independentemente das circunstãncias, devemos ser sempre humildes,recatados e despidos de orgulho.

031.
Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância.

032.
A opressão nunca conseguiu suprimir nas pessoas o desejo de viver em liberdade.

033.
Torne o resto da sua vida tão significativo quanto possível.  Consiste apenas em agir levando os outros em consideração. Assim, encontrará paz e felicidade para si mesmo.

034.
O egoísmo causa a ignorância, a cólera e o descontrole, que são a origem dos problemas do mundo.

035.
Quando você se abrir espiritualmente, faça-o somente para alguém em quem confie do fundo do seu coração, alguém bem próximo de você. Este tipo de abertura é um passo importante para a superação dos problemas espirituais.

036.
É muito melhor perceber um defeito em si mesmo, do que dezenas no outro, pois o seu defeito você pode mudar.

037.
Se você conta com alguém que tem menos qualidades que você, isso levará à sua degeneração. Se você conta com alguém com qualidades iguais às suas, você permanece onde está. Somente quando conta com alguém cujas qualidades são superiores às suas é que você atinge uma condição sublime.

038.
Olhe para a pessoa que lhe causa aborrecimento e tire proveito da oportunidade para controlar a própria ira e desenvolver a compaixão. Entretanto, se o aborrecimento for muito grande ou se você achar a pessoa tão desagradável que seja impossível aguentá-la, talvez seja melhor sair correndo!

039.
Os seres humanos são dotados de uma natureza tal que não deveriam apenas possuir bens materiais, mas deveriam antes possuir sustento espiritual. Sem o sustento espiritual, torna-se difícil adquirir e manter a paz de espírito.

Dalai Lama é o título de uma linhagem de líderes religiosos da escola Gelug
do budismo tibetano. Também foram os líderes políticos do Tibete entre os século XVII até 1959, residindo em Lhasa. O Dalai Lama é também o líder oficial do governo tibetano em exílio, ou Administração Central Tibetana.
"Lama" é um termo geral que se refere aos mestres budistas tibetanos, que a ele se referem através de epítetos tais como Gyawa Rinpoche que significa "grande protetor", ou Yeshe Norbu, a "grande joia".
Acredita-se que o Dalai Lama seja a reencarnação de uma longa linha de tulkus, que optaram pela reencarnação, a fim de esclarecer a humanidade. Pode-se considerar a figura do Dalai Lama como o "rei" do Tibet, que foi durante muito tempo um Estado governado por líderes religiosos que no ocidente são chamados de teocráticos, o termo não é exato porque no Budismo não há a figura de um único Deus criador. Dalai significa "Oceano" em mongol e "Lama" é a palavra tibetana para mestre, guru, e várias vezes referido por "Oceano de Sabedoria", um título dado pelo regime mongoliano a Altan Khan e agora aplicado a cada encarnação na sua linhagem.
Os Dalai Lama são mostrados como sendo a manifestação de Avalokiteshvara, o Bodhisattva da Compaixão, cujo nome é Chenrezig em tibetano. Após a morte do Dalai Lama, uma pesquisa é instituída pelos seus discípulos para descobrir o seu renascimento, ou tulku.

 

Índice Pensamento  Índice Geral